O que é psicomotricidade?
- Mariana Bolckau
- 23 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de fev.
O termo “psicomotricidade” surgiu na França, no final do século XIX, no âmbito neurológico e foi ganhando, ao longo do tempo, notoriedade no cenário mundial, em função do seu olhar para o desenvolvimento integral do sujeito, sendo aperfeiçoado e articulando-se com outras áreas do conhecimento.
Na literatura, é possível constatarmos que o termo psicomotricidade, desde a sua criação, sofreu algumas alterações e reorganizações estruturais na sua delimitação conceitual, fruto das variadas influências e contribuições de diferentes autores estudiosos dessa prática.
No cenário hodierno, é definida pela Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP) como um campo transdisciplinar que investiga a relação entre psiquismo e motricidade, utilizando o corpo como mediador na integração do sujeito consigo mesmo, com os outros e com o mundo.
A psicomotricidade adota uma visão holística do homem, integrando interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas, bem como reconhecendo o corpo em movimento como facilitador da comunicação e da integração do sujeito.
Vitor da Fonseca, relevante psicomotricista português, destaca que a psicomotricidade é uma abordagem multidisciplinar focada nas relações do sujeito humano com o corpo, visando desenvolver suas faculdades expressivas, nas quais, por esse contexto, assume uma dimensão educacional e terapêutica original, com objetivos e meio próprios que se destacam de outras abordagens.
No ambiente escolar, ela apoia o crescimento pessoal dos alunos e dos educadores, promovendo autoconhecimento e protagonismo. Ao ser inserida na educação, a psicomotricidade cria um espaço relacional que favorece a construção do conhecimento por meio de experiências dinâmicas, lúdicas e sensoriais, considerando a singularidade e as necessidades de aprendizado de cada sujeito.
Tendo como foco uma educação corporal, a psicomotricidade desenvolvida no contexto educacional, é também uma ciência que está aberta a outras ciências, promovendo uma integração que nos ajuda a compreender o ser humano por uma perspectiva mais abrangente e crítica, assim como a entender elementos ocultos por trás das formas aparentes do movimento humano. Cabe ressaltar que, enquanto ciência da educação, a psicomotricidade procura educar o movimento, sobretudo, através, de jogos e brincadeiras, potencializando as descobertas e a aquisição de conhecimentos novos e coletivos, bem como propiciando situações de aprendizagem que levem ao desenvolvimento de habilidades e conteúdos que possam responder às necessidades relacionais e de vida dos sujeitos envolvidos no ato educativo.
Diante disso, sob o prisma da formação integral, percebemos na psicomotricidade articulada aos objetivos da EPT uma possibilidade para a promoção de práticas pedagógicas que visem o desenvolvimento global dos sujeitos, oportunizando ao estudante incorporar conhecimento e prática ao dominar bases e fundamentos de forma ativa, através de um corpo vívido, relacional e atuante.
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. O que é psicomotricidade. Disponível em: O que é Psicomotricidade - Associação Brasileira de Psicomotricidade. Acesso em: 15 de jun. 2023.
FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Comentários