Jogos de equilíbrio físico e emocional na Educação Profissional
- Mariana Bolckau
- 1 de mar.
- 2 min de leitura
Os jogos de equilíbrio físico e emocional são atividades que buscam desenvolver tanto a coordenação motora quanto a inteligência emocional dos participantes. Esses jogos incluem atividades que desafiam as habilidades motoras, como equilíbrio, destreza, força e agilidade, enquanto também fomentam a interação social, a habilidade de lidar com emoções, a concentração e o foco. Podendo ser desenvolvidos com a utilização de cordas, fitas, circuitos de obstáculos e através de jogos em equipe que exijam comunicação e cooperação.
Quando adotados com fins pedagógicos representam uma importante fonte de promoção do desenvolvimento humano, estimulando, além dos aspectos motores, os cognitivos e emocionais. Combinando, por meio da exploração das práticas corporais, movimento, criatividade e expressão, em uma metáfora na qual o equilíbrio constitui um fundamento chave no processo de autoconhecimento e de interação social.
Por se tratar de um conceito essencial na vida cotidiana, no mundo do trabalho e nos meios esportivos e artísticos, inferimos que a viabilização prática e reflexiva de atividades que envolvam o equilíbrio no âmbito educacional possibilita que os estudantes o vivenciem, entendendo sua relevância no desenvolvimento da nossa habilidade de controlar o próprio corpo, o que reflete também em nossa condição emocional e bem-estar. Ademais, quando estamos em equilíbrio, somos capazes de responder melhor as pressões do meio e interagir de modo mais harmonioso com aqueles que nos rodeiam.
Logo, depreende-se que a integração de atividades psicomotoras, como o jogo do equilíbrio, nos currículos da EPT, apresenta potencial contributivo direto na formação humana integral dos estudantes, impactando numa melhora acadêmica, mas também na constituição de sujeitos mais equilibrados, conscientes e resilientes, que saibam trabalhar em equipe, respeitando os limites dos colegas e colaborando para atingir objetivos comuns, com cuidado e atenção aos detalhes, habilidades que são vitais ao sucesso em qualquer profissão.
Espero que a sugestão didática apresentada nessa postagem seja útil pra você, caro leitor. Até mais!
Comentários