Enigma do movimento: gincana temática para despertar habilidades psicomotoras
- Mariana Bolckau
- 28 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mar.
A gincana de caça ao tesouro temática é uma atividade que gera diversão e aprendizado entre os participantes. Ela pode ser realizada em escolas e incorporada ao currículo escolar de diversas formas, tendo em vista o seu potencial interdisciplinar, seja nas aulas de educação física, artes, ciências, história, geografia, entre outras.
Esta atividade é capaz de promover o desenvolvimento social, motor e cognitivo dos estudantes, incentivando a comunicação, a cooperação, a curiosidade, o pensamento crítico, a percepção espacial, a criatividade, a interação social, a praxia, a autoconfiança, entre outros. Na medida em que combina habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e estratégia. Portanto, trata-se de uma dinâmica reconhecida por suas múltiplas e contínuas contribuições para a formação humana integral dos sujeitos.
O conceito básico dessa atividade envolve a busca por um “tesouro” que está escondido em uma determinada área, previamente designada pelo professor. A gincana pode ser organizada em grupos, com pistas atreladas a desafios físicos, como um exercício ou um jogo, e com disposição de novas pistas a cada resposta correta dada. Essas pistas podem ser enigmas, charadas ou atividades que fomentem o conhecimento sobre temas específicos a serem trabalhados com a turma. É possível também que o espaço para a sua realização seja variado, podendo ocorrer tanto na sala de aula, como no pátio, na quadra ou em outra dependência da escola.
Mediante ao exposto, percebemos que, além de todos os benefícios proporcionados já mencionados, a gincana de caça ao tesouro temática também favorece o aumento do engajamento e da motivação dos estudantes, ao quebrar a rotina tradicional das aulas e viabilizar uma forma divertida e educativa de aprendizado, pois acreditamos que quando os alunos se divertem enquanto aprendem, eles tendem a se interessar mais pelo conteúdo abordado. Logo, sua utilização no desenvolvimento de habilidades psicomotoras com os educandos da Educação Profissional e Tecnológica representa uma excelente estratégia formativa em favor da preterida educação global.
Interessante como uma simples gincana, pode ter tantos desdobramentos, contribuindo até para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras.